A SAÚDE BROTA DA NATUREZA
- saudenaveia
- 30 de nov. de 2018
- 7 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2019
A Cura pelas Ervas e pela Argila: Sabedoria Indígena que Nossos Avós Usavam!

Jaime Bruning é um naturopata e terapeuta holístico que se dedica ao estudo e à difusão de um método criado e aperfeiçoado por ele nos últimos 40 anos. Ele uniu um tratamento natural totalmente à base de chás (Fitoterapia) e aplicações de argila (Geoterapia) a um diagnóstico através da bioenergética, onde nosso próprio inconsciente é utilizado para diagnosticar tudo o que está errado com o nosso corpo.
Hoje, aos 75 anos de idade, Bruning já proferiu mais de 3300 palestras no Brasil e na Europa, procurando sempre fazê-las gratuitamente, o que diz muito a respeito da honestidade de suas intenções e seriedade de seu trabalho.
O terapeuta inicialmente especializou-se na cura através de elementos como a água, terra, sol e ar, e tornou-se uma das maiores autoridades na manipulação de ervas medicinais. Vinte anos depois, agregou ao seu tratamento, já considerado um sucesso, o diagnóstico através da bioenergética, técnica que será em breve abordada em artigo específico aqui no Saúde na Veia.
Em 1984, Bruning publicou a primeira edição do Best Seller “A Saúde Brota da Natureza”, e a este seguiram-se vários outros. Esse livro é o maior compêndio de terapias naturais já produzido e é considerado por muitos como a Bíblia da Saúde Natural. Agora em formato digital, ele vem com 530 páginas explicando a utilização de mais de 140 tipos de plantas medicinais para curar mais de 200 doenças, além banhos terapêuticos e aplicações de argila.
Bruning defende a ideia (e nisso vários outros médicos e naturopatas importantes concordam) de que o grande problema que é a fonte de todas as nossas doenças é que estamos cheios de parasitas. São centenas de vermes, vírus, fungos e bactérias poluindo o organismo humano.
Somos um povo intoxicado e desnutrido. Estamos cheios de lixo interno e não comemos fibras suficientes. Processados, refinados, adicionados e manipulados geneticamente, os alimentos que ingerimos estão mais mortos do que vivos, e isso tem seu preço. Quando nos alimentamos mal, ficamos fracos, nosso corpo fica desnutrido, não se processa bem o movimento peristáltico, ficamos cheios de muco, tudo grudado no intestino, um banquete para esses parasitas. Como consequência, nosso sistema digestivo não digere e o intestino fica preso.
Ácido e carregado de lixo, o sangue se torna viscoso, não circula, e daí começam os problemas: enfarte, derrame, pressão alta... Os vasos perdem a flexibilidade, dá arteriosclerose, hemorroidas, varizes, diabetes e todas as demais doenças crônicas que só afetam quem tem o sangue sujo.
Aí não temos mais resistência, as glândulas estão entupidas, não trabalham mais. Nesse estágio, podemos tomar o antibiótico que for que não vai resolver. O corpo se tornou fraco, e o vírus se tornou forte.
COMO FUNCIONA A TERAPIA
Segundo o Professor, a causa de todas as doenças do corpo advém desse “sangue sujo” e, para tratá-las, nosso corpo necessita de seis elementos que funcionam como agentes curativos:
1) ÁGUA – Sem ela simplesmente não haveria vida em nosso planeta, 70% do nosso corpo, em média, é composto por ela. A água limpa, purifica, é agente de vida. Ela é fundamental em diferentes reações químicas e processos fisiológicos do nosso organismo, porque funciona como agente que penetra cada parte do nosso organismo, levando cura e regeneração para todos os órgãos.
Ela traz oxigênio e nutrição para o corpo; é responsável por dissolver as vitaminas, aminoácidos e sais minerais para que possam ser utilizados pelas nossas células e também é fundamental no processo de eliminação de todas as impurezas e toxinas, seja na formação da urina, das fezes ou do suor. Seu papel é fundamental na formação do plasma, da linfa e do líquido sinovial, que ajuda a diminuir o atrito entre duas extremidades ósseas, protegendo-as do desgaste.
Com toda essa importância, é de se esperar que a água que ingerimos deva ser de excelente qualidade. Há inclusive um artigo aqui no Blog exclusivamente sobre a “água perfeita”. Beber pelo menos dois litros dessa água por dia vai lhe garantir um primeiro pilar seguro onde apoiar sua saúde.
2) TERRA – A terra é um laboratório de vida. Ela absorve impurezas, refresca, purifica, acalma, cura feridas, regenera e dá energia. Nesses conceitos reside a Geoterapia. Por isso, um dos principais recursos utilizados pelo Professor é a aplicação de cataplasmas de argila misturada com chá de uma erva chamada Cipó Mil Homens.
Segundo ele, a argila serve até para tratar picada de cobra venenosa na ausência de soro anti-ofídico. Na Europa a terapia à base de argila é muito utilizada, mas um detalhe é importante: a terra deve ser pura, terra do mato, de profundidade, sem agentes químicos ou qualquer contaminação. Ela também não pode ser esterilizada, porque a terra esterilizada está morta. Ela deve apenas secar ao sol. Nessas condições, a terra tem a capacidade de, misturada ao chá de Cipó Mil Homens, curar inúmeros tipos de doenças, servindo inclusive para tratar o câncer, porque mata vírus bactérias, fungos e todos os demais patológicos, que não resistem ao cheiro da erva.
3) SOL – A Terapia de Bruning resgata o valor do Sol. Ao contrário do que muitos pensam, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Estudos apontam que a vitamina D também pode ajudar no tratamento de doenças reumáticas, autoimunes, diabetes e em alguns tipos de câncer.
Segundo o terapeuta, não é o Sol que provoca câncer de pele, mas sim o corpo excessivamente acidificado por uma alimentação inadequada. Essa acidez vem para a pele, através do suor e, submetida aos raios solares queima a pele e provoca manchas e câncer de pele.
4) AR – O valor do ar puro para o nosso organismo e no combate às doenças é notável. Não é à toa que a Hatha Yoga, técnica milenar indiana, o encara de uma forma que vai muito além de uma simples absorção de Oxigênio. Segundo a Yoga, a respiração está diretamente ligada com a capacidade de controlarmos e manipularmos a energia vital (prāṇa). Ela permite a vinculação do corpo e da mente e eleva o estado de consciência, tornando-o mais tranquilo, alerta, lúcido e fortalecido.
O ar puro é basicamente um remédio natural para a saúde. A ele está ligada a qualidade do nosso sono, o bom funcionamento do sistema digestivo, do sistema nervoso, e dos sistemas intelectuais, como por exemplo a memória, os reflexos e a rapidez de raciocínio.
Por isso devemos evitar o uso de produtos tóxicos como venenos para combater insetos em locais fechados. Caso o uso seja imprescindível, mantenha o local arejado e permaneça no ambiente somente depois de 30 minutos.
5) PLANTAS MEDICINAIS – Como inspiradamente disse Philipp von Martius, renomado médico, botânico, antropólogo e naturalista e pesquisador da Flora Amazonense: "As plantas brasileiras não curam, fazem milagres” .
Na terapia proposta por Bruning, o único remédio utilizado seriam os chás de mais de 140 tipos de ervas descritas em seu livro (veja aqui), algumas com poderes curativos sobre até 50 doenças. Selecionamos aqui 20 exemplos de plantas que são capazes de limpar o sangue e combater diversas doenças:
a) Caraobinha do Campo – Depurativa, antiinflamatória, combate ao câncer, leucemia, problemas nos rins, bexiga, inflamações.
b) Cipó Azougue - Problemas de pele, escabiose, sarna, manchas brancas de vírus ou fígado, psoríase marrom etc. Essa erva prende um pouco a urina, portanto é necessário juntar a ela algum tipo de erva que seja diurética.
c) Cipó Suma – Muito comum no Sul do país. Serve para tratar doenças de pele, problemas de imunidade, AIDS, amigdalite.
d) Cipó Mil Homens – A planta foi batizada pelo sanitarista Carlos Chagas, que a usou para tratar milhares de operários das ferrovias contaminados por um tipo de malária. Existem várias outras maneiras de chamá-la, como jarrinha, buta, papo-de-peru ou cassaú, por exemplo, tendo em vista a existência de mais de 50 espécies do cipó. Serve para tratar inúmeros vírus, bactérias, fungos e vermes diferentes, inclusive a Fascíola Hepática, verme que é um dos principais causadores de câncer. Usado também no tratamento da malária. Atenção, portanto, a uma restrição: cardíacos não devem utilizá-la oralmente, apenas nos cataplasmas de argila.
e) Erva de bicho – Combate hemorroidas (tanto como chá como para banhar as hemorroidas), também elimina a perigosíssima Fascíola Hepática, importante causa de câncer.
f) Carqueja – Combate a leucemia e problemas de fígado. Mas atenção ao fato de que pessoas muito magras ou com a pressão muito baixa não devem usá-lo.
g) Calêndula – Erva antialérgica, depurativa, evita aborto espontâneo e combate problemas renais.
h) Cavalinha – Potente na limpeza do sangue. Antialérgica, combate pressão alta e doenças nos rins, fígado, bexiga, prostatite e câncer.
i) Espinheira Santa – Muito exportada, essa erva é um dos melhores remédios para gastrite, ulcera, gases e rins. Tem um papel importante na limpeza do sangue.
j) Nogueira Pecã – Tem um papel importante no tratamento dos sintomas da menopausa, mas não combina com algumas pessoas.
k) Tarumã – Além de limpar o sangue, combate o tétano, colesterol, pressão alta e ajuda a emagrecer. Por isso pessoas magras não devem utilizá-lo.
l) Tanchagem – Ajuda a eliminar a nicotina do corpo dos ex-fumantes combate pressão alta, úlcera, doenças dos rins e da garganta, combate o câncer e tem um importante efeito antibiótico.
m) Erva de Santa Maria – Apesar de ser um vermífugo incomparável, trata-se de uma planta um pouco venenosa. Por isso seu uso deve ser restrito a oito dias para adultos e 5 dias para crianças.
n) Pariparoba – Promove a reposição hormonal fitoterápica.
o) Pitanga – Cura prostatite em no máximo 40 dias.
p) Alcachofra – De efeito depurativo, restaura o bom funcionamento de vesícula, rins, fígado, normaliza a pressão alta e emagrece.
q) Cordão de Frade – Depurativa e antibiótica, combate problemas de coluna, rins e fígado, ajuda em dores no corpo e tétano.
r) Raiz de Dente de Leão – Depurativa e diurética, abaixa a pressão sanguínea, reduz o colesterol, poderoso oxidante, com vitaminas a, b,c e d, além de zinco, ferro e potássio. Também trata o fígado, vesícula, depressão, doenças de pele e menopausa.
s) Cipó São João - chá depurativo e antibiótico. Trata vitiligo, corrimento e coceira.
t) Macela - Digestão, fígado, gastrite e pressão alta.
u) Erva de Bicho - Hemorróidas (tanto para ingestão via oral quanto para uso tópico) e eliminação da perigosíssima Fascíola Hepática.
6) ALIMENTAÇÃO – A alimentação poderia ser o melhor remédio do mundo, mas hoje em dia infelizmente não é mais. Veja nesse artigo aqui a verdadeira situação dos alimentos que consumimos e o que os produtores têm feito para lucrar mais em troca da nossa saúde.
#cancer #asaudebrotadanatureza #jaimebruning #hemorroidas #prostatite #diabetes #coluna #rins #fígado #pancreas #vesicula #vitiligo #fasciolahepatica #gastrite #pressãoalta #depressâo #menopausa #nicotina #alergia #prostatite #AIDS #cipomilhomens #chas #terapianatural #terapiaalternativa #bioenergetica #fitoterapia #geoterapia #argila #remediosnaturais
Costumava comprar no Herborista, em Copacabana, na Barata Ribeiro um pouquinho depois da Siqueira Campos, mas agora estou fazendo minha própria hortinha de ervas medicinais. É bom que não só a gente tem certeza de que está ingerindo a erva correta como também sem agrotóxicos. E tudo fresquinho, colhido na hora. Faz até mais efeito.
Minha mãe usava isso tudo na gente quando a gente era criança. Agora todo mundo taca remédio forte em criança pequena, por isso que tá todo mundo cheio de alergia e de problema. Pena que a gente não encontra mais essas ervas pra comprar. Só na feira, mas a gente nunca tem certexza se tá comprando a erva certa.