A ÁGUA PERFEITA
- saudenaveia
- 9 de jan. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2019
Como diz o samba, a água veio do espaço e fez brotar a vida na terra. Pura, Alcalina, Antioxidante... Perfeita!

A água é a substância mais abundante do corpo. Um indivíduo de 70 Kg tem aproximadamente 42 litros de água distribuídos no corpo, principalmente dentro das células.
No Brasil, assim como em diversos outros países, boa parte da água doce está contaminada por todo tipo de resíduos tóxicos, em sua maioria profundamente cancerígenos. Esse e vários outros fatores vêm contribuindo para o aumento das doenças degenerativas em todo o planeta.
Segundo o Dr. Lair Ribeiro, um dos proeminentes médicos em cujos ensinamentos baseamos esse artigo, temos nos dedicado a tratar a maioria das doenças infecciosas, mas as degenerativas continuam aumentando.
Teria isso a ver com a qualidade da água que ingerimos?
Vamos analisar aqui os cinco fatores necessários e desejáveis para que a qualidade da água que bebemos não só a tornem livre de agentes nocivos, mas também possa servir de veículo para a ingestão de nutrientes que vão ajudar, e muito, na blindagem da nossa saúde.
PUREZA
É essencial que a água seja pura, embora só isso não seja suficiente. As águas estão contaminadas com um número enorme de substâncias como:
Metais tóxicos,
Derivados do petróleo (os xenoestrógenos, tão prejudiciais à saúde da mulher)
Compostos orgânicos e também
Cloro
Flúor e outras
Todas essas são substâncias que podem causar câncer e disfunções no sistema nervoso. Os plásticos descartados na água, ao esquentarem com o sol, liberam ainda o Bisfenol-a, outra substância cancerígena (principalmente câncer de próstata e mama) causadora de diversos prejuízos hormonais.
Os plásticos das garrafas de água mineral também liberam o Bisfenol-a durante o transporte nos caminhões. Muitos tentam minimizar as quantidades do produto, tentando mostrar que são percentuais muito pequenos, mas estudos feitos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostram que mais de 90% dos americanos (uma sociedade que consome muita água mineral engarrafada), já apresentam o Bisfenol-a na urina.
Logo, é necessário que a água seja filtrada para eliminar essas substâncias indesejáveis. Lembre-se de que ao escolher um filtro você deve ter em conta que nem todos eliminam todas essas substâncias.
PH ALCALINO
Quanto mais alcalina for a água, melhor. Nosso organismo vai perdendo a alcalinidade conforme envelhecemos, por isso precisamos fazer essa correção. O PH do nosso sangue tem que se manter em torno de 7,35 a 7,45, por isso você deve tomar uma água que tenha no mínimo PH superior a esses valores.
Todo alimento gera no seu metabolismo final um lixo de natureza ácida, o corpo tem que trabalhar para fazer aquilo ficar alcalino. Quando ingerimos alguma substância mais ácida do que nosso sangue, o organismo tem que trabalhar para alcalinizar esse líquido, o que é um sacrifício desnecessário para o corpo. Por volta dos 40/45 anos, há uma queda de bicarbonato de sódio na maioria das pessoas, com isso o corpo vai perdendo a capacidade de alcalinizar, por isso, principalmente após essa idade, precisamos ingerir substâncias mais alcalinizantes.
Pessoas que não compreendem bem esse processo costumam criticar os que defendem a alcalinização da água, dizendo que seria inútil tomar água alcalina, porque ao chegar no estômago ela seria imediatamente acidificada, e isso é verdade. Mas também é verdade que é impossível para o estômago produzir o ácido clorídrico sem produzir ao mesmo tempo bicarbonato de sódio, e a beleza disso é que cada substância vai para onde deve ir. O ácido clorídrico fica no estômago, onde ajuda na digestão dos alimentos, e o bicarbonato vai para o sangue, para os tecidos e para todas as nossas células, o que além de impedir a instalação de diversas doenças ainda contribui no combate ao envelhecimento, garantindo-nos uma aparência saudável e a melhoria da nossa capacidade cognitiva.
CAPACIDADE ANTIOXIDANTE
Outra característica importantíssima da água que a maioria desconhece é sua capacidade de ser tanto oxidante quanto antioxidante. A grande maioria das águas é oxidante. Ou seja, ela oxida, enferruja, envelhece o corpo. Isso ocorre devido a reações fisicoquímicas, mas essas reações podem ser compensadas através da ionização da água, que irá transformá-la em antioxidante.
Existem aparelhos especiais para medir o ORP (Oxidation Reduction Potencial) que permitem a verificação desse poder de oxiredução (Redox). Diz-se que a água é antioxidante quando esse valor é negativo.
CONDUTIBILIDADE
A água tem que ter minerais dissolvidos nela para ter uma boa condutibilidade. Quanto mais sais minerais contiver, mais energia elétrica ela vai conduzir. Águas sem minerais dissolvidos, como a água destilada, a água deionizada ou a água purificada através de osmose reversa não servem para beber, porque não têm esses minerais dissolvidos nela, e isso, além de comprometer a condutibilidade dessa água, vai fazer com que ela “puxe” minerais dos ossos, causando em longo prazo osteoporose. As chamadas águas purificadas, muito usadas em refrigerantes, geralmente são destiladas, desionizadas ou filtradas por osmose reversa. Por isso beber refrigerante, em longo prazo, vai causar osteoporose.
Minerais como o Cálcio, Magnésio e Potássio são essenciais para o nosso organismo, e devem ser repostos na água que consumimos diariamente.
Existem aparelhos (condutivímetros) capazes de medir a concentração de minerais na água. O valor mínimo para que essa água seja boa é de 100 partículas por milhão de minerais dissolvidos nessa água.
TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA
Quanto maior a tensão superficial da água, mais dificuldade ela tem de fluir. Quando tomada, ela flui pelo corpo e chega até os vasos capilares e, em alguns casos, ela tem que subir, tem que ir contra a gravidade. Se ela tem uma tensão superficial muito grande ela não sobe, e consequentemente não hidrata seu corpo adequadamente. Muitas vezes, inclusive, acaba desidratando o organismo.
Essa tensão depende muito de como as moléculas se aglomeram (clusters). Se analisarmos moléculas de água formadas em grupos de 11 e em grupos de 6, por exemplo, a tensão superficial do segundo grupo é muito menor do que a do primeiro, transformando essa água de estrutura hexagonal numa água muito mais benéfica.
Esse controle da tensão superficial da água que você bebe também pode ser feito através da ionização. À medida que você ioniza a água, o cluster fica menor, e isso diminui sua tensão superficial.
CANSADO DE NÃO TER DINHEIRO PRA NADA?
A ÁGUA PERFEITA
A água pura, com PH alcalino, antioxidante, com alta condutibilidade e baixa tensão superficial é uma das coisas mais simples e mais poderosas que você pode fazer para combater uma ampla gama de processos patológicos. Já existem vários hospitais no Japão e na China onde o tratamento é feito com água alcalina ionizada. Não importa a patologia que você tenha. No hospital eles dão aos pacientes grandes quantidades dessa água, vão substituir a água “velha” que você tem no corpo por uma água estruturada hexagonalmente e isso vai fazer toda diferença (procure na Internet também como água Kangen).
CONCLUSÃO
Quando você procura uma água de grande qualidade, além de ter pureza ela tem que ter um PH elevado, ser antioxidante, ter uma boa condutibilidade e uma baixa tensão superficial, e isso é encontrado em águas ionizadas.
Existem no mercado alguns filtros que são ao mesmo tempo alcalinizantes e ionizadores, cobrindo assim todas as características desejáveis. O custo desses produtos é um pouco alto, mas sem dúvida é um investimento que vale a pena e que sem dúvida se pagará a médio prazo com a economia feita em médicos e remédios para você e toda a sua família.
Caso a compra seja de todo impossível financeiramente para seu bolso, veja nesse post algumas dicas que podem deixar sua água excelente por um preço muitíssimo menor. Saúde!
Esse artigo foi baseado na opinião especializada do Dr. Lair Ribeiro
Cardiologista e nutrólogo, o Dr. Lair Ribeiro viveu 17 anos nos EUA, trabalhou em três universidades americanas: Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Escreveu 38 livros (15 best sellers), 106 DVDs médicos e publicou mais de 149 trabalhos científicos em revistas médicas americanas. Hoje, estuda de 8 a 10 horas por dia para encontrar soluções naturais efetivas à saúde.
#aguaalcalina #aguapura #aguaionizada #aguakangen #lairribeiro #aguaantioxidante #phdaagua #tensãosuperficialdaagua #bisfenol-a #poluiçãodaagua #refrigeranteeosteoporose #perigodaaguamineralengarrafada #formulanegocioonline #aguahexagonal
Comments